Por onde Começar e Como fazer ?


Quase todo mundo já fez essa pergunta, por onde começar?

Qual o melhor Software?

Com certeza, muita gente vai discordar, etc. mas na verdade não é você que escolhe a Engine, ela que te escolhe, infelizmente pela infestação de sistemas defeituosos, hoje baixamos infinitas engines completamente bugadas e o que tem de bom nisso? NADA!

Não vale apena baixar versões de engines criadas por outros jogadores, se você não tem conhecimento com o Visual Basic e não tem vontade de aprender não deve nem tentar que criar seu projeto, pois estará fadado a perder tempo.

Você também pode baixar um RPGMAKER e se divertir, pois até os celulares android possuem emuladores para esses games, imagina, criar um game para seus amigos se divertirem?


Não perca seu tempo utilizando modificações, use o software original, e outra dica, por mais que pareça estranho, mas pra você começar a desenvolver um jogo, você tem que desligar a internet e tente realmente CRIAR alguma coisa, a internet atrapalha muito sua área criativa e vai fazer você perder tempo com coisas que não avançaram o seu projeto!

Não a maior inimigo do que o Ócio de ficar online o dia todo ao invés de estar desenvolvendo, acessar a internet vai fazer você perder tempo!

Se criar desenvolver um MMORPG 2D Abra a Aba Desenvolvedores lá acima estará o manual básico pra criar, se quiser criar um game para rodar no Android procure por RPG MAKER 2000 ou 2K3, pois já existem emuladores android que rodam games feitos em Rpg maker.


Mas agora, que você tem as ferramentas falta algo correto? sim...


Agora faça o planejamento do seu jogo:

Quantidade de Items, Npcs, Missões, Mapas, etc

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>>Inicio da parte exclusiva para games online<<

Essa parte aqui é para games online realizados no Eclipse/Elysium:

Quanto mais items, npcs, animações e shops, mais pesado e mais lag o Servidor terá para carregar todas as informações,

Em servidores de jogos Eclipse e Elysium ao dar LOGIN no jogo o Servidor envia ao cliente Todos os ITEMS, SHOPS, NPCS, ETC ao client, por isso servidores antigos possuem lag enquanto servidores iniciais não.


Se tiver instalado o VisualBasic6(Também está na aba de desenvolvedores)
no Eclipse e Elysium, abra o servidor e Procure usando CTRL+F

Sub Joingame (esta é a sub "Ao entrar no jogo")

Veja que ao entrar no jogo ela envia todos Npcs, Items, tudo, para o cliente que está conectando.

Em um jogo Profissional como Lineage II ou Mu Online, todos os dados dos items, npcs já estão gravados no Cliente, Por isso o jogo carrega mais rápido que um game feito em Elysium e Eclipse.

Enquanto o servidor Eclipse e Elysium tem que enviar a todos os players todas as informações sobre items/npcs/quests.

O SERVIDOR PROFISSIONAL servidor não precisa enviar essas informações, as informações sobre Npcs e Items já estão todas no cliente. (Sim isso mesmo, se alguém disse que o cliente profissional pegava os dados dos bancos de dados do servidor em todo login te enganou, o servidor possui esses dados para calcular, mas ele não envia nada ao cliente, pois o cliente já tem salvo todos os itens/npcs/quests)


(O SERVIDOR profissional lê o banco de dados no momento de calculo de dano, as informações contidas no banco de dados não podem ser alteradas pelos jogadores, e mesmo que o jogador altere os status das armas no cliente dele, ele verá valor diferentes no cliente dele, porém o calculo no servidor não será alterado em nada.)

>>Fim da parte exclusiva para games online<<
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Bom, então se você adicionar muitos items, npcs, etc pode causar travamentos e pesar  seu game, melhor eu diminuir a quantidade e focar na qualidade deles correto? SIM!

VEJA EM GAMES COMO ZELDA do Super Nintendo!
O game é finalizado em aproximadamente 20 horas, possui aprox. 30 itens, no máximo uns 60 inimigos variados, pouco mais de 280 mapas e trilha sonora e sons simples, imagina implementar os mesmos sistemas, mas num game online com diversidade de roupas e skins, faria um bom sucesso correto? então planejamento é a base.

tenta fazer algo com 100 items, 100 npcs inimigos, 10 subinimigos e 1 grandboss, pense na quantidade de mapas com carinho, aproveite cada parte, e faça com que o player só avance para alguns até alcançar um certo nível, fazendo assim ele evoluir para continuar jogando.

Instruções

Tendo em vista num MMORPG, Vamos do começo...

Para começar faça todos os jogadores nascerem no mesmo mapa e este mapa seja localizado na sua primeira cidade e esta cidade será a Principal do jogo, assim todos os jogadores antigos e novos vão poder interagir e o jogo passará a impressão de sempre ter players online, para diversificar e trazer diferentes players ao jogo faça diferentes rotas e dê opção para os jogadores escolherem entre ser herói ou vilão, lembre de sempre fazer os jogadores
retornarem a cidade inicial, assim mostrando aos iniciantes quão legais e poderosos são os jogadores veteranos, isso vai gerar expectativa e interação!

Lembre-se que os Jogos profissionais utilizam disso!



Os Primeiros Passos

O inicio do jogo irá definir se o player ficará ou não no seu jogo, então vamos planejar a estratégia básica nos jogos, Crie um Monstro fraco

-Lembre-se que ele é um Monstro inicial, pode ser um Slime, Gosma, lagarto,  e criar também variações mais fortes.


No jogo Profissional Silkroad Online, existem variações entre os monstros  
Tigre Lv10, Tigre Branco Lv20. Use isso como base...


Mas... Por favor...

Nada de colocar um animal que não teria motivo para mata-lo, como 
um gato, cachorro, esquilo, bode, vaca, galinha etc.
(qual guerreiro começa a vida matando animais indefesos?)

outra coisa, é recomendado você colocar para o seu monstro não dropar
coisas como Dinheiro(uma galinha dropar 1 Real é bem estranho),
uma Lagartixa também não carrega espada então seja coerente.

Lagartos devem dropar: Pele, Escama, Ossos, Ovos
Slimes devem dropar: Gosma, Ossos
Tigres devem dropar: Presas, Pele

e esses items podem ser vendidos e nas lojas por dinheiro, como ocorre em RAGNAROK e outros jogos.

Se baseie em RPGS conhecidos como Zelda, Final Fantasy, Terranigma.

The Legend of Zelda A Link to the Past - TechMob
Outro bom conselho é, não use versões defasadas, como 

foque na base do projeto e mantenha o FOCO!!

Não use paperdoll no seu primeiro projeto, não coloque para o servidor
criar animações demais,inserir um monte de sistema sem motivo só vai sujar seu jogo e diminuir o processamento do servidor.


imagine seu jogo com 50 jogadores online, e cada um executando várias animações e magias... vão dar muito lag como os jogos de Byond.


Items no chão, Npcs que se movem muito ou rápido, Magias com Animações e sons, muitos items, shops, tudo isso consome CPU do SERVIDOR.

Se você entende de programação faça uma correção para tudo isso no seu jogo!

Lembre-se que no jogo online existe o Servidor, onde as informações de jogadores, magias etc ficam armazenadas para que o servidor faça os cálculos, enquanto o "client" é o programa utilizado pelos jogadores para jogarem no servidor, o client se conecta ao servidor e assim é realizada a partida, se o servidor estiver fora do ar o client não entra, o servidor funciona como um MUNDO enquanto o client funciona como um portal para este mundo.

Agora vamos explicar a diferença de um servidor e client profissional para um servidor e client ELYSIUM/ECLIPSE, etc

Jogos profissionais como Mu e Lineage executam apenas um gatilho para realizar animações e magias, como funciona no Lineage:


Jogador#1 USOU MAGIA#10 >> ENVIA UM PACOTE AO SERVIDOR

SERVIDOR >> ENVIA PACOTES PARA JOGADORES PRÓXIMOS

Somente os jogadores próximos ao jogador#1 receberão a informação de quem usou e qual a magia e foi utilizada.

No client profissional as informações das magias estão salvas no cliente, como qual som vai ser ativado, qual animação vai aparecer.

As coordenadas onde aparecerá a magia nem precisa ser calculada pois os client só vão jogar a animação em cima do jogador#1


Enquanto no Eclipse/Elysium funciona assim:

Jogador#1 USA MAGIA#10 na coordenada X, coordenada y utilizando cajado no mapa 11

Servidor manda a animação para TODOS os jogadores do mapa.
(inclusive aqueles jogadores que podem estar AFK,  e que nem vão estar próximo do jogador#1, ou seja consumindo CPU e internet do servidor e clientes para NADA) 

além disso o pacote de informação enviada pelo servidor, carrega uma série de informações desnecessárias como coordenadas, efeitos sonoros, e isso para cada um dos players no mapa.

Se o mapa for grande imagina o LAG

Alguns servidores vão além disso, enviam coisas idiotas como som adicional, distancia, animação...

isso é apenas um exemplo de quanto lixo os servidores antigos Elysium e Eclipse precisam processar.

Enquanto um servidor profissional não passa por nada disso, entendeu porque os jogos de eclipse e elysium as vezes não vão pra frente?

Eles exigem uma internet e cpu mais forte que de jogos profissionais! como TIBIA e Ragnarok, Tudo isso pra executar somente 1 skill...


Agora leia o nosso tópico:
Como manter os  jogadores e o prazer de jogar: Link

5 comentários:

Flavio disse...

gostei!!

Anônimo disse...

Adorei parabénss Xstrond

Anônimo disse...

Parabéns Xstrond muito bom para tirar as duvidas de alguns iniciantes.

Anônimo disse...

Filho da puta

Anônimo disse...

Mano... ~Aplausos~