Passo-a-passo da criação de um Jogo

"O que preciso pra montar meu jogo?"
"Preciso de ajuda",


Então aqui estão elas! ;)






A criação de um jogo até parece simples, começa apenas com uma ideia boa como eu disse em um post anterior, mas então, passamos a organizar uma equipe, mas como funciona isso? é difícil?

Meu amigo, criar um jogo já é naturalmente difícil, mas você tem que ter uma mente bem forte, vontade e determinação, porque a falta disso é oque faz você desistir do seu projeto. Quais são os principais problemas de uma equipe?



O "cabeça" da equipe deve sempre existir, numa equipe pequena com até 4 pessoas pode ser que tenham até 2, se ela tiver 3 membros, até pode ser que todos tenham sejam os manda-chuvas, mas nunca além disso.



Mas por que? Seu projeto nunca irá para frente, pessoas são diferentes e isso gera ideias diferentes, opiniões diferentes, e seu jogo nunca sairá da folhinha por que em algum momento um deles irá se revoltar por não ter suas ideias e abandonará o projeto, ou fará corpo mole por perder a motivação e por fim tudo irá por água a baixo.

Até mesmo duas cabeças pode dar problema, eu mesmo presenciei isso, minha personalidade de "ninguém manda em mim" fez com que um dos meus projetos fosse abandonado (DBZ Esmerald, veja o site abandonado), assim como a personalidade de meu sócio de "eu mando em tudo" auxiliou para isso. Tudo isso é falta de organização, ou até mesmo no pior dos casos uma equipe que NUNCA irá dar certo juntas.



Portanto, vamos supor que você seja o "cabeça" da equipe, você deverá pensar em como vai organizar a sua equipe.

Equipe grande? 5 Pessoas é razoável, acima disso é uma equipe grande, e isso é mais difícil de organizar, todos sonham e querem seus projetos e tem desejos diferentes, acredite eles irão sair da equipe conforme o tempo passa, sejam expulsos por falta de motivação ou saindo por mera vontade, ou por discussões na equipe e etc...



Equipe pequena? Eu pessoalmente recomendo, o trabalho é mais lento mas terá mais qualidade e estará exatamente como você quer, além de ser muito mais fácil de se manter a equipe organizada.



Motivação? Por que as pessoas trabalhariam pra você? você deverá dar uma motivação á elas, seja financeiramente, ou em troca de outro trabalho, seja oque for. Mas esteja ciente que se o jogo é de duas pessoas, pode até ser aceitável mas elas devem ter respeito uma pela outra, e saibam que um "Não quero isso no NOSSO jogo" é o suficiente para que realmente não seja aplicado.

E se eu perder minha autoridade? Assim que você montar a equipe tome o seu lugar nela, "Eu gerencio os mapas, as cidades, as missões, a história, os sistemas e isso e aquilo..." se não o jogo deixará de ser seu

Minha equipe não está empenhada. De a eles um motivo ou um belo pé na bunda, não se apegue nem junte amizade com trabalho, a não ser que o seu jogo seja um mero hobby, que não é oque estamos discutindo aqui.

"Se for assim, não quero mais continuar fazendo este jogo" Não se apegue a ninguém, como eu disse, se acha necessário faça.

"50% é meu e 50% é seu". Arrumar os lucros no começo do jogo é sempre uma boa motivação, mas não confunda lucro com autoridade, afinal lucro é a ultima coisa que vem de um jogo. NUNCA FAÇA NADA COM INTENÇÃO DE GANHAR DINHEIRO, POIS NÃO DARÁ CERTO.



Bom, depois de montar sua equipe, deve seguir para outra etapa, a produção.

Como eu faço o pessoal gostar do meu jogo? Pense como VOCÊ gostaria de um jogo, como VOCÊ viciaria em um jogo, mas também pense mais aberto, afinal existem outras pessoas com outros gostos portanto pense num modo de que QUALQUER pessoa possa viciar também.

E os hackers? Isso sempre vai existir, não se pode lançar um jogo despreparado, você deve pelo menos ter uma defesa em que confia inicialmente.



Meu jogo fica caindo direto. NÃO DESISTA, você deve ser empenhado assim como eu disse, sua determinação é oque mais conta, um pingo de esperança é o suficiente, não importa as ofensas como "Ah esse jogo é um lixo só fica caindo ta cheio de bug" isso pode ser calado futuramente, se você não desistir é claro que irá arranjar uma solução, basta ser esforçado.

Eu não consigo terminar meu jogo, já se faz muito tempo que estou desenvolvendo. Não se preocupe, esta é a pior parte. Se você não manter a sanidade nesta parte pode até te prejudicar na sua saúde, eu já tive problemas com essa obsessão toda e eu não parava de pensar no que fazer, oque poderia fazer (Tudo isso eu faço até hoje mas é outra história), oque está errado, oque falta, e tudo mais. Eu perdia o sono, meu auto-estima caía (eu ja tenho problema com isso mas curado, só que posso voltar a ter crises em casos como este) eu não conversava, eu não tinha auto-confiança, eu não comia, eu não ia bem na escola (Oque eu to falando? até hoje eu não vou bem, foda-se essa porra), e tinha vezes que ficava doente e perdi a conta de quantas dores de cabeça que tive (E a perna também, tipo igual o house \o/). Portanto tenha determinação mas não seja obcecado por isso, realmente isso acaba com você.

"Por que jogariam meu jogo? é uma bosta, como outro qualquer, não tem novidade, qualquer idiota faz isso".   Esta é a voz da sua mente indicando que você está se perdendo de si, primeiro indício de falta de auto-estima é se criticar mentalmente, quando isso acontece volte-se para algo que te deixa feliz, seja sua religião ou um mero pensamento positivo "Não, eu vou conseguir!" e sempre se mantenha relaxado, dê uma pausa, fique jogando uma bolinha na parede \o/ (Sério, isso é a melhor terapia, pois além de relaxar te ajuda muito a pensar).



Estou perdendo minha vida fazendo meu jogo? Não rapaz, não perca a sua vida nisso. Sempre se mantenha sociavelmente bem, saia com os amigos, converse, estude (Mentira faz isso não, presta pra nada), e não seja apenas o seu jogo, seja você, sua vida não se satisfaz apenas em um computador.

Enfim, todas essas dicas são importantes, tanto para desenvolver tanto para manter seu jogo online, espero que entendam e não desistam jamais de seus projetos.

Chuck Norris approves this post!!



0 comentários: