Ah... que vida virtual...

Ahh... a vida social virtual...
É assim que se inicia sua vida na criação de games.
Mas isso era oque diríamos a alguns anos


Hoje eu chamaria de depressão social virtual...

Pois é meus amigos, hoje em dia já não é como antes. Incrível que apenas em 3 anos já fudeu a porra toda e as pessoas acabam ingressando num conjunto social mais conhecido como fórum sem ter uma boa ideia do que os espera.

Heh, como em todo post meu eu descrevo uma parte da minha vida como programador e meu passado, assim como meus pensamentos então vão esperando por que este não será diferente.

Rapaz, o mundo maker hoje tá uma bosta, eu venho notando isso a muito tempo, sinceramente. Para ser mais exato, nada ajuda mais do que um fórum correto? mas os fóruns de hoje já não tratam as pessoas como tratavam antes, quer um exemplo?

Uma vez um rapaz criou um tópico assim em um fórum das antigas (MMODEV):

"Eai gnt, blz?
Entaum eu qeria fzer um dbz, um amigo meu tem um jogo e eu vi essi site no cliente dele e vim pedir ajuda.
vcs podem me ajudar a criar um dbz? por favor"

Oque o povo pensa/responde hoje em dia:

Membro normal "É um noob, não sabe nem escrever direito, vou criticar o modo dele escrever e falar que não é aqui que ele arranja oque procura, mas é claro que sem deixar de ofendê-lo"

Moderador "É um novo membro, vou dizer que aqui ele não encontrará oque procura. Eu irei ofendê-lo de um modo mais sútil já que sou o moderador foda, eu que mando nessa porra e quanto menos gente pra concorrer comigo melhor"

Administrador "Han?"

Oque responderam para ele na época?

"Meu rapaz, me desculpe mas aqui não é um fórum de criação de dbz e sim um suporte para criação de jogos utilizando a engine EEB(Elysium Engine Brasil), se você procura criar um jogo de dbz, desculpe-me mas não é aqui que você vai achar, procure em outro fórum" -Hyrius



Valeu hyrius pela sútil resposta, eu retirei as ofensas como "Retardado" e "Otário" que vieram depois...

É isso mesmo, meu primeiro post num fórum foi cheio de erros de português perguntando como criar um dbz, e oque o povo pensa: "Esse cara é um nada, vou rebaixar ele até não poder mais"

Enquanto nos fóruns internacionais em meados de 2006 eles tratavam com respeito e igualmente cada um, inclusive de moderadores como Pinguu, revolucionário do Elysium Diamond 1.0, e foi com o apoio dessas pessoas que me fizeram seguir em frente e ser oque eu sou hoje (um bosta mediano), sei fazer um game, desenvolver um software, fiz inclusive para mercadinhos e lojinhas da minha região, até para pizzaria do meu Tio, inclusive com suporte a impressora não fiscal.

As pessoas dos fóruns hoje não tratam as outras bem, não sei se é algum problema de autoestima, ou só querem saber de insultar gratuitamente alguém que só quer aprender, desmoralizar um iniciante sem imaginar as consequências para ele, isso não é um ritual de entrada, mas claro esse tipo de coisa só poderia levar ao inevitável, o fechamento da MMODEV.

Ninguém nunca pensa sobre ajudar realmente um iniciante, muito pelo contrário, aqueles que deveriam ajudar as que são as mais valorizadas que são os "programadores master" rebaixam até o cu do cara só para ele sentir o cheiro do seu ego saindo da sua bunda...

O pior fator claro, não são só as atitudes, são que essas pessoas propagam a falta de educação e acabam por matar mais ainda o desenvolvimento, pois sem iniciantes, o sistema morre, são essas pessoas que se acham, que acabaram por matar tudo, desde o RPG MAKER ao Eclipse, Elysium e Comunidades como do Unity3d e UnrealEngine.

Guardar para si conhecimento não serve pra nada, se você morrer amanhã, o conhecimento morre com você, se você o distribui, você poderá ver ele em outros projetos, e lembrar que foi você um dos visionários.

Então para os iniciantes vou deixar uma receita básica:

Primeira etapa: Leia tutoriais, não vá pedir tutoriais, encher os outros de perguntas (Antes era fácil pois tinham paciência e educação, já hoje em dia na terceira mensagem já te bloqueiam)

Segunda etapa: Crie tutoriais num blog para você mesmo, conteúdo autoral, pra você visitar e divulgar posteriormente, ao mesmo tempo que você ensina você aprende, o que pode ser simples pra você, pode ser complexo pra um amigo.

Terceira etapa: Essa é a pior, se você recebe reconhecimento das pessoas á sua volta, seu ego cresce e sua disciplina diminui. Oque é disciplina? é a parte mais importante de um desenvolvedor, A SUA HUMILDADE. Tantos otários já vi por ai, que não perdem 1 oportunidade de colocar seu nome em algum lugar, não irei citar ninguém, mas não é só programadores não, simplesmente a maioria é, mas existem as "peças raras" que se acham o rei da cocada preta e que ninguém é mais esperto que eles. Portanto se você ganhar reconhecimento ou experiência na sua área, MANTENHA ACIMA DE TUDO a sua HUMILDADE.

Bônus: Baixe games em source e estude seus códigos, como cada coisa funciona.

Por anos mantive o nome RAITAVARES, mas sempre fui WillMaia, desde meus 10 anos brincando de criar jogos em power point, com vários caminhos diferentes, games estilo jogo do milhão, tudo isso sempre foi minha paixão e se é a sua não desista!

Incrível como ainda me aparece gente que mesmo na merda ainda consegue se achar, o cara ta se fudendo, não sabe fazer porra nenhuma mas ainda consegue se sentir o tal.



É essas pessoas desumildes que tornam os fóruns de hoje pior, não só elas mas principalmente elas.

Finalizando a decadência dos fóruns, é essa briguinha por fama, seja de fórum ou seja de membro. Antigamente neguinho que metesse um código igual do outro já tinha que por o nome do cara nos créditos e pedir autorização se não era linchado. Hoje em dia já presenciei tanto plágio que já perdi a conta, inclusive com sistemas e até artes que fiz em photoshop.

Portanto tente ser original, não queira ser oque você não é.

E incrível que ainda aparece alguns com argumentos como "Como acabar com os problemas do seu cliente, sistema 100% funcional" e ainda vem comentários como "Legal, pelo menos vai parar com os erros de overflow".

Resultado: Cliente não é instável, o servidor é instável, se seu cliente ta instável tu fez alguma merda, e se ele fica dando overflow tu fez uma merda muito grande que resulta em logs de erro Erro:0
RTE 28, Overflow 6...



Esses dias um amigo meu veio falar comigo "Nossa, é cada coisa que me aparece".
E eu respondi "Heh, é que você não viveu oque eu vivi, tu nunca vai dizer que viu de tudo"

A muito tempo me lembro que apareceu um garotinho de 12 anos ou 11 não me lembro, ele vinha falando para eu ajudar ele e tal, me enchia o saco até ter espaço para 3 bolas, até que ele se revoltou um dia e me xingou até não poder mais, disse que a "cabecinha de 12/11 anos dele era muito melhor que a de qualquer um ai" e que se viraria sozinho.

Sei lá aonde foi parar a porra do muleque, só sei que não me apareceu mais.

A muito tempo alguém que eu pensava ser um grande amigo, porém eu não falava a muito tempo, veio me acusando de estar tentando sacanear o jogo dele, sendo que uns anos passados eu quem estava ensinando o garoto a fazer a porra de uma IF, e hoje já pensa que é o bonzão da parada que não precisa de ninguém.

Até mesmo as pessoas mais gente boa, aparecem com comentários do tipo:

"Campeonato ai? ah legal se quiser pode colocar meu jogo eu não ligo"
Rapaz, ninguém te chamou aqui, ninguém te mencionou aqui, ninguém nem comentou uma letra a ver com seu jogo, fica quieto otário que tu ganha mais.

"Abalabalabalblablbalbla eu sou o melhor por que eu sei que eu sou foda que faço sozinho e saio competindo com mais o resto da quebrada solta por aí com meus próprios pulos, programei o jogo inteiro sozinho nem precisei de ninguém"

Programação não faz um jogo sozinho, colocar um mapa só num vídeo e prints dos seus sistemas não faz o seu jogo bom, quero ver você manter esse jogo online por 1 mês sozinho pra ver se você não desiste. E aliás quanto tempo vai demorar? são pelo menos uns 150 mapas e você cria 3 e já vai tomar água. Vai sair ano que vem to vendo só...

E claro, não podemos esquecer das subs no msn: (pqp sou velho, estou revisando isso e agora é whatsApp)

"Programando..."

"Fazendo nova versão do superestupradogameonlinecomnomeridículo666satan online"

"Aprendendo XNA..."

"Fazendo as novas sprites do obsceneridiculousfuckingname online"

E também pra piorar coisas complicadas justamente pra ninguém entender:

"Aprendendo como mexer com bitBlts na nova plataforma gráfica do DirectX666 no C++"

"Fiz meu hack rsrsrsrsrs quem quer provar?"
Ninguém vai se candidatar idiota, tira sáporra dai que é só pra se achar.

Acha que ta bom? e as mensagens no msn como:

"Man avalia minhas sprites ai, sou muito foda né? nooooossa ninguém aqui me supera em sprite eu detono"

Lembrando que tudo isso que eu escrevi foi tudo por acontecimentos reais que eu presenciei e não foi 1/3 do que eu já vi por ai e claro que não podia mencionar nomes, se não eu já tinha colocado nome de nego que hoje pode ta até morto que eu não sei.

Portanto, seja sincero, seja humilde, seja amigável, nunca pense ser melhor que ninguém e contribua para que os fóruns grandes de hoje se tornem melhores, faltava alguém falar isso antes que seja tarde (se por sorte já não é).

(Esse post foi feito por BoasFesta e Eu WillMaia Hoje estou com 32 anos 04/05/2020)
Edit: E que se foda essa porra toda, estou no meio de uma pandemia, e ainda gosto de desenvolver no vb6, meu game DBZ UW tem tanta coisa que eu nem saberia listar, kkkk abraços a todos.

5 comentários:

Anônimo disse...

me identifiquei '-'

Lopp disse...

vlw cara!

Anônimo disse...

Kkkk Falou de mim ae foi?

Anônimo disse...

QUEM FAZ JOGO N TEM VIDA MANO!!!

Anônimo disse...

hahahaha Karlos aki, achei da hora cara o que vc escreveu... tive um momento nostalgico aqui :D